terça-feira, 20 de maio de 2014

CURIOSIDADE OLHO HUMANO

olhos_14
Os recém-nascidos não produzem lágrimas. Apesar dos sons de choro, as lágrimas em bebês não começam a fluir até que eles tenham em torno de 4 a 13 semanas de vida.
olhos_01
A cor dos olhos pode mudar. Os pigmentos azuis e verdes não estão presentes na íris humana ou fluido ocular o tempo todo. A cor dos olhos é, portanto, algo como o céu, que depende das condições de iluminação, especialmente para os olhos de cor clara.
olhos_02
Se seus olhos são azuis, você compartilhou um ancestral comum com todos os outros indivíduos de olhos azuis do mundo. A primeira pessoa a ter olhos azuis viveu cerca de 6000 a 10000 anos atrás. Naquela época, todo mundo tinha olhos castanhos.
olhos_03
Cada olho contém 107 milhões de células e todas são sensíveis à luz. Sete milhões de “cones” ajudam a ver cores e detalhes, enquanto os 100 milhões de “barras” ajudam você a distinguir preto e branco. Assim, menos de um décimo de seus receptores visuais realmente detectam cor.
olhos_04
Mesmo que você veja as coisas de cabeça para baixo, seu cérebro vai se adaptar e, eventualmente, você vai começar a funcionar como se estivesse vendo as coisas do lado certo.
olhos_05
Os olhos piscam uma média de 17 vezes por minuto, 14.280 vezes por dia e 5,2 milhões de vezes por ano. Curiosidade: você pisca mais quando está falando do que quando está lendo. Não há certeza quanto ao ato de cantar.
olhos_06
As pessoas dizem “num piscar de olhos”, porque ele é o músculo mais rápido do corpo. Um piscar de olhos normalmente dura 100 a 150 milissegundos e é possível piscar cinco vezes em um segundo.
olhos_07
Você vai precisar de óculos de leitura quando estiver mais velho. Para cerca de 99% da população, a idade que primeiro precisa de óculos é entre 43 e 50 anos. Isso acontece porque a lente no olho lentamente perde a sua capacidade de focagem com a idade.
olhos_08
A lente do olho é mais rápida do que qualquer câmera. Tome um momento para olhar em torno de um quarto e pense sobre as várias distâncias, concentrando-se. Cada vez que você faz isso a lente do olho muda o foco instantaneamente, mesmo sem você estar ciente disso. Compare com a lente de uma câmera, que leva alguns segundos para se concentrar entre esta distância para a próxima.
olhos_09
Piscar passa a ser uma das funções mais importantes do olho. Piscar ajuda a remover qualquer resíduo da superfície do olho, espalhando lágrimas sobre eles. As lágrimas ajudam a umedecer e lubrificar os olhos e eles também têm importantes propriedades anti-bacterianas.
olhos_10
Diabetes é frequentemente detectada pela primeira vez durante um exame de vista. Aqueles que sofrem de diabetes tipo 2 muitas vezes não sabem que possuem a doença, mas é normalmente detectado durante o exame de vista, uma vez que pode ser visto como pequenas hemorragias a partir de vazamento de vasos sanguíneos na parte posterior do olho.
olhos_11
Você vê com o cérebro, e não com os olhos. Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes a visão embaçada ou pobre não é causada pelo olho.
olhos_12
Seus olhos podem adaptar-se a pontos cegos. Doenças oculares específicas (por exemplo, glaucoma) podem levar a pontos cegos em sua visão. Isto poderia ser extremamente debilitante se não fosse o fato do cérebro e os olhos se adaptarem de tal forma que fazem com que esses pontos desapareçam, semelhante à maneira como eles se ajustam quando você está de cabeça para baixo. Ele faz isso para “suprimir” o ponto cego e permitindo que seu olho bom preencha as “lacunas”.
olhos_13
Os olhos curam-se rapidamente. Com os devidos cuidados, ele só irá demorar cerca de 48 horas para se recuperar de um arranhão na córnea.
olhos_15
O nervo óptico, que liga os olhos ao cérebro, é muito sensível para reconstruir com sucesso.
olhos_16
Heterocromia – é quando uma pessoa nasce com dois olhos de cores diferentes.
olhos_17
Os olhos precisam de mais de dois milhões de peças para torná-los totalmente funcional.
olhos_18
Córneas de tubarão são muito semelhantes às dos seres humanos. Por causa dessa semelhança, elas foram usadas como substitutas em cirurgias de olho humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário