domingo, 21 de abril de 2013

CRUZAMENTO ENTRE CÃES


Muitas pessoas ficam cheias de dúvidas quando pretendem cruzar seus cães ou o cruzamento tenha acontecido por acidente. Para quem deseja reproduzir seus cães, o primeiro passo é saber por que você está querendo cruzá-lo.
Existem vários motivos para você NÃO querer cruzar seu cão e o primeiro deles é lembrar que ele (ou ela) é um ser vivo como você, que pode ficar doente, sente dores, sensações e também tem sentimentos. Veja abaixo alguns motivos pelo o qual você deverá desconsiderar cruzar seu cão e o por quê:
1º motivo) Ele é bonito e terá otimos filhotes - Você nunca pode reproduzir um cão por achar que ele é belo e isso fará com que os filhotes nasçam todos ótimos, saudáveis e lindos.
2º motivo) Quero cruzar e dar para um amigo(a) - OK. Você gosta muito de um amigo(a) e ele tem vontade de ter um cachorrinho. Você vai cruzar seu cão e dar um filhote para ele. Geralmente nascem cerca de 10 filhotes, isso depende do porte dos cães. Você vai dar um para seu amigo, mas, e os outros nove restantes? Vai soltar na rua? Seja humano!
3º motivo) Quero que meu cachorro perca "a virgindade" - Este é um pensamento antiquado (para não dizer outra coisa), mas se você ainda pensa assim, lembre-se que seu cão não vai perder só a virgindade, ele pode gerar filhotes. Você está disposto a cuidar dessas vidas e ser responsável em procurar um lar para elas?
Importante: Qualquer mal trato conta animais dá cadeia. Existem pessoas que querem perpetuaro sangue do cão por usá-los em rinhas. Isso á algo desumano e contra as leis do país e da vida.
Antes de cruzar seu cão ou cadela, ele deve ser avaliado por um veterinário, você deve ter certeza que ele não tem nenhum distúrbio genético ou mental, não é agressivo e está com os exames e vacinas em dia. Além disso, você já deve ter pessoas para doar os cães que nascerem, pois cachorro não é produto para ser vendido, e, se por acaso, o local onde ele venha morar, sofra maus tratos, você irá resgatá-lo e doá-lo para outra família.
Pensando de forma consciente você poderá cruzar seu cão sem problemas. Mas, antes de colocar os cães para cruzar, você deve escolher tanto o macho quanto a fêmea, pelos seguintes critérios:
  • Terem as mesmas características
  • Estarem livres de qualquer doença
  • Não terem laços consanguíneos
  • Ter bom temperamento (não ser agressivo)
Lembrete: Quando você coloca cães para cruzarem, um deles pode morrer, mesmo que estejam livres de doenças, pelo fato de que existem doenças que só são transmitidas na copulação.

Escolha um local adequado
O local deve ser escolhido com cuidado, pois não pode ser um local muito visitado e com muito movimento. Quando os cães se encontrarem no local, eles devem ser monitorados de longe, caso aja briga, o cruzamento deve ser interrompido.
O local e os cães devem estar vermifugados, sem água ou comida. O local, de preferência, deve ser onde o macho vive, pois é lá que ele comanda, lá é o território dele. Caso o local onde o macho habita, seja muito grande ou esteja com infestação de carrapatos ou outros parasitas, leve o macho para um outro local de sua preferência e deixe ele por lá uma semana antes de levar a fêmea, isso é muito importante.
Água e comida só devem ser levados após o acasalamento e mesmo assim, em pequenas quantidades.

O cruzamento
O acasalamento pode não ser tão tranquilo quanto você está pensando. Ao contrário do que muitas pessoas acham, as lutas durante o acasalamento são normais, e notem que a fêmea é quem bate mais, isso se deve ao fato de que os machos se abstém em revidar, pois eles querem elas cansadas, para que seja mais fácil realizar a monta.
Após a monta haverá um momento muito importante, pois nos humanos o macho da espécie é quem expeli o espermatozoide, porém nos caninos é a fêmea quem vai ter essa função. Quando eles estão engatados a vulva da fêmea vai ficar se contraindo no pênis do macho, para retirar o gameta dele para ela, então se você colocou os seus cães para cruzarem e em nenhum momento este fato ocorreu, provavelmente não houve copula, ou seja não haverá filhotes.
Veja a imagem abaixo para entender:

 
Depois é só cuidar bem de cada um dos pais, lembrando de ficar acompanhando o desenvolvimento da fêmea. A visita de um veterinário também pode ser importante neste momento. Talvez seja recomendado para a fêmea um suplemento chamado Hemolitan.
Ele serve tanto para a fêmea se reabilitar, quanto para os filhotes se desenvolverem saudáveis na barriga da mãe. Para o macho a recomendação é dar banho, cuidar dos ferimentos que provavelmente irão existir e dar ração de qualidade.
A gestação vai durar cerca de 2 meses, podendo ser mais ou menos dependendo do cão.
Como detectar o cio da cadela?
O cio é o período em que a fêmea está apta para aceitar o macho, ou seja, acasalar. O cio pode ser observado por alterações na cadela como inchaço da vulva, leve corrimento sanguinolento, micção frequente e sua docilidade, ela fica mais carinhosa nessa época.
Normalmente a fêmea tem o primeiro cio por volta do 6º ao 8º mês de vida. A partir daí o cio se repete de seis em seis meses na maioria das fêmeas. Em cadelas mais velhas é comum que o intervalo entre um cio e outro aumente, mas nunca entram em menopausa.
Uma alteração que pode ocorrer é o chamado cio seco ou silencioso, caracterizado pela falta dos sinais do cio, não há inchaço da vulva nem sangramento. Neste caso o cio apenas poderá ser identificado pelo macho, por citologia vaginal ou por dosagem hormonal.
Os cios duram em média de 15 a 20 dias, sendo os 9 primeiros dias o período chamado pró-estro, fase onde há o sangramento. Do 9º ao 15º dia é o cio verdadeiro chamado fase do estro e é quando a fêmea aceita o macho para cobertura.
Durante o cio a cadelinha pode tomar banho normalmente. A única atenção especial é quanto aos passeios com ela no período fértil, não descuide nem por um minuto para que ela não acasale erroneamente e tenha uma gestação indesejada.
Quando a cadela pode realizar seu primeiro cruzamento?
O aparelho reprodutivo está perfeitamente formado no terceiro cio, que é o ideal para o primeiro cruzamento. Não é recomendado que se cruze a cadela em todo o cio. Isso porque o processo gestação-parto-amamentação é muito desgastante.
O ideal é que se acasale a fêmea num cio e a deixe descansar no próximo. Antes de pensar em acasalar sua fêmea, você deve analisar bem fatores como custos com a assistência veterinária e exames laboratoriais, tempo disponível para cuidar da ninhada e o destino dos filhotes.
Se você decidiu deixar a fêmea acasalar então você deve tomar alguns cuidados, ou seja, realizar o seu pré-natal:
  • Leve a fêmea para uma avaliação veterinária antes do acasalamento;
  • Observe seu cartão de vacina e coloque em dia as vacinas e os vermífugos;
  • Mude sua alimentação, troque a ração de adulto por de filhotes.
Com o passar dos 2 meses de gestação (para ser mais exato de 58 a 63 dias) peça para o veterinário ir orientando sobre os cuidados com a gestante e como proceder na hora do parto. Preferencialmente, o macho deve ser da mesma raça que a cadela e ter um tamanho igual ou não muito maior que a fêmea.
É sempre melhor que a fêmea seja levada para a casa do macho, uma vez que fora do seu território ela estaria menos agressiva não precisando defender seu espaço. Isto é apenas uma regra e em algumas condições ela pode ser quebrada, mas o mais importante é que a fêmea se encontre realmente no cio.
Normalmente, estando a cadela no seu período fértil basta colocar os cachorrinhos juntos, que o macho tentará subir na fêmea para proceder o coito. E não se assustem, pois num cruzamento normal, o momento da ejaculação se da quando macho e a fêmea ficam grudados de traseiro um para o outro, o chamado nó, assim irão permanecer por alguns minutos.
Uma observação muito importante é que o cão possui um osso no pênis, por este fato, nunca mas nunca tente separá-los, isso pode ocasionar uma fratura no osso peniano. Não importa o tempo que demore, deixe que os cães se afastem naturalmente.
O que pode dar errado?
Existem casos de dificuldades e impossibilidades no acasalamento, assim como infertilidade nas cadelas ou nos machos. Com a ajuda de um veterinário é preciso analisar e descobrir a causa. E se você já tentou de tudo e descobriu que não há problema de infertilidade na fêmea nem no macho, não perca as esperanças, existe a possibilidade de inseminação artificial bastando levar o casal em uma clínica especializada para a realização do procedimento.
Existem cães que não devem acasalar, são:
  • Aqueles animais portadores de alterações genéticas transmissíveis como: displasia coxofemoral, ausência de um testículo que é chamado criptorquidismo, alergias graves, catarata precoce e epilepsia
  • Aqueles animais com problemas cardíacos graves
  • As fêmeas com excesso de peso
  • Cães com doenças sexualmente transmissíveis como TVT e Brucelose

2 comentários:

  1. Meu cachorro teve o coito bruscamente interrompido e está com o genital exposto, o que fazer?

    ResponderExcluir
  2. Meu cachorro teve o coito bruscamente interrompido e está com o genital exposto, o que fazer?

    ResponderExcluir