terça-feira, 30 de abril de 2013

ENDOCRINOLOGIA

O Sistema Endócrino

O sistema glandular, fornece ao organismo determinadas substâncias químicas chamadas Hormônios. Uma vez produzidos, estes hormônios são jogados na corrente sanguínea e na maioria das vezes (exceto as prostaglandinas), produzirá um efeito específico em outra glândula ou área do organismo.

Nem todas as células do organismo são afetadas pelos hormônios e somente algumas células específicas de determinado órgão em particular, respondem a um hormônio específico. Alguns hormônios controlam a liberação de outros hormônios.

Por exemplo, a hipófise, localizada na base do cérebro, produz uma série de hormônios diferentes uns dos outros. Esses hormônios atuam em outras glândulas, como por exemplo, as glândulas Adrenais, fazendo com que as adrenais liberem seus próprios hormônios.

A hipófise, também conhecida como pituitária, é chamada de “glândula mestre” por ser responsável pela produção de mais hormônios do que qualquer outra glândula. Os hormônios hipofisários controlam a liberação de hormônios de outras glândulas endócrinas, incluindo a tireóide, para-tireóides, adrenais, ovários, testículos e pâncreas.

A hipófise produz a somatotrofina, que controla o crescimento; a Prolactina, que estimula as glândulas mamárias a produzir leite; o TSH (thyroid-stimulating hormone ) que estimula a glândula tireóide. O hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo-estimulante (FSH) são dois dos hormônios produzidos pela hipófise, que controlam o cio e a ovulação. A hipófise também produz ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a glândula adrenal a produzir cortisol e outros hormônios; o MSH (melanocyte stimulating hormone) que afeta a pigmentação; e ADH (antidiuretic hormone) que regula o metabolismo hídrico.

A glândula tireóide, uma vez estimulada, produz seu próprio hormônio, a Tiroxina. Os ovários, uma vez estimulados pelo FSH e LH da hipófise, passam a produzir principalmente progesterona e estrógenos.

Os testículos produzem testosterona. O pâncreas produz o hormônio mais estudado de todos: a insulina, que é responsável pelo controle do nível de açúcar no sangue.A glândula adrenal, uma vez estimulada pelo ACTH (produzido na hipófise), produz esteróides variados, como corticosteróides, mineralocorticóides e esteróides sexuais adrenais. Contrariando a crença popular, os esteróides são hormônios naturais do organismo animal e humano. Nós podemos fabricar esteróides similares, como a cortisona, para uso em cães e gatos. Como veterinários, muitas vezes ouvimos os proprietários reclamarem por terem medo de utilizar esteróides em seus animais, preocupados com os efeitos colaterais. É certo que esses efeitos colaterais existem, porém, os esteróides são essenciais para a vida tanto de animais quanto de seres humanos, onde existem naturalmente.

Como vocês podem ver, os hormônios participam de mecanismos complexos na regulação do metabolismo dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário