quinta-feira, 14 de março de 2013

CAVALOS: LINGUAGEM CORPORAL

Cavalos: Linguagem Corporal

Os cavalos comunicam sobretudo através de expressões e gestos. A comunicação é a base de todas as relações e aprender a perceber o cavalo melhora o relacionamento entre cavalo e cavaleiro. Para além disso, pode mesmo salvá-lo de um coice!
Os cavalos comunicam com movimentos subtis, o rodar as orelhas, a contracção dos músculos do focinho, etc. Se o cavaleiro não capta estes sinais, o cavalo é obrigado a “subir o volume” e expressar o seu desconforto, irritação ou dor através de sinais mais perceptíveis, como um coice ou uma dentada. O objectivo de qualquer cavaleiro é saber interpretar os sinais subtis para poder corrigir a sua atitude e evitar que o cavalo recorra à agressão.

Orelhas

 As orelhas são a zona do corpo do cavalo mais móvel e mais expressiva.

Orelhas para o lado - Quando o cavalo se encontra relaxado, as orelhas podem estar pendentes para o lado.
Orelhas para trás - As orelhas para trás têm diversos significados. Conhecidas por alertar o cavaleiro de que o cavalo está irritado e prestes a atacar, as orelhas nesta posição só têm esse significado quando acompanhadas da exposição da zona branca dos olhos, lábios contraídos nos cantos, ou o abanar da cabeça. As orelhas para trás podem significar que o cavalo está apenas atento a ruídos que vêm de trás, à voz do cavaleiro por exemplo, ou até que está sonolento. Os cavalos colocam também as orelhas para trás quando galopam ou executam uma manobra difícil.
É importante distinguir estas situações, pois como sinal de agressão, o cavaleiro deve tomar precauções e repreender o cavalo. Contudo, o cavalo não deve ser repreendido se está a prestar atenção às indicações do cavaleiro ou se apenas está com sono.
Muitos cavalos não utilizam a expressão agressiva com pessoas e não é aconselhável que adquira um cavalo que o faça. Contudo, já é frequente os cavalos utilizarem esta expressão entre eles. E de seguida haver coices e relinches.
Orelhas para a frente - Os cavalos apontam as orelhas para o seu motivo de interesse. Geralmente, orelhas viradas para a frente indicam que o cavalo está atento e interessado. Os cavalos cumprimentam-se com as orelhas voltadas neste sentido.
Contudo, as orelhas orientadas para a frente são também um claro sinal de que o cavalo está a detectar algum perigo. Nestes casos, o cavalo levanta o pescoço e mostra-se alerta.

Expressões faciais

Olhos semicerrados e lábios contraídos – Pode significar mau humor ou dor.
Nariz enrugado – Significa aborrecimento ou repulsa.
Dentes expostos – São sinal de ameaça, um alerta do cavalo de que pode vir a morder.

Cauda

Abanar a cauda é sinal de irritação e pode mesmo indicar que o cavalo está prestes a dar um coice. Se o cavalo se aproxima do cavaleiro com a parte traseira, então o melhor é desviar-se pois o animal prepara-se para dar um coice.
Abanar a cauda pode ser também sinal de amizade se os cavalos o fizerem quando estão lado a lado. Atirar a cauda para o próprio corpo serve para afastar moscas ou outros insectos. Trazer a cauda elevada é sinónimo de prazer, já que os cavalos brincam e correm com a cauda nesta posição.
Meter a cauda entre as pernas e baixar a parte traseira significa que o cavalo está com medo.

Cabeça

Abanar a cabeça pode ser sinal de brincadeira, geralmente quando o cavalo está solto no campo e a correr. Contudo, pode também ser sinal de desconforto se estiver a ser treinado.

Com a prática e observação os cavaleiros aprendem a não só identificar a linguagem corporal dos cavalos em geral, como também as expressões única do seu cavalo, como por exemplo, a expressão que o animal faz quando o escova no sítio que ele gosta. É caso para dizer que se a linguagem corporal serve para evitar coices, também serve para dar mimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário