quinta-feira, 14 de março de 2013

CAVALOS: SINAIS DE SAÚDE E DOENÇA

Cavalo: Sinais de Saúde e Doença
Manter um cavalo dá trabalho, mas desde que consiga encontrar um bom equilíbrio entre exercício e alimentação e ter as condições necessárias para alojar um animal deste porte, não é particularmente complicado mantê-lo de boa saúde. O principal é saber a que deve estar atento, qual o comportamento normal do cavalo e reconhecer os sinais de mau estar físico ou psicológico.

O veterinário é o melhor aliado do dono no tratamento de cavalos e deve ser solicitado sempre que o cavalo exibir algo fora do comum.

Sinais de vida


Os sinais vitais do cavalo são bons indicadores de saúde do animal. Os donos que se familiarizam desde cedo com eles, conseguem mais rapidamente detectar situações anómalas, descobrindo as doenças mais cedo. Para isso, os donos devem habituar-se a recolher dados sobre os sinais vitais do cavalo mesmo quando este se apresenta saudável.
 Pulsação

O coração do cavalo bate entre 35 a 40 vezes por minuto. Em exercício, a pulsação pode mesmo chegar aos 180 batimentos por minuto. Mas em repouso, se o cavalo apresentar consecutivamente mais de 60 batimentos por minutos, é sinal de que está demasiado agitado ou em stress. Menos de 30 batimentos por minuto, ou pulsação demasiado ténue, podem indicar que o coração do cavalo não está a bombear sangue suficiente. O sítio de mais fácil acesso para verificar a pulsação é na parte de baixo da cabeça, perto do maxilar.

Temperatura

O mercúrio nos termómetros sobe normalmente até aos 38ºC num cavalo. A subida de uma grau centígrado não deve desvalorizada. Um cavalo com 40ºC encontra-se com febre e numa situação preocupante. Contudo, lembre-se que um cavalo após o exercício terá o corpo mais quente. O clima também influencia a temperatura do cavalo e nos dias quentes, o mercúrio pode subir um pouco mais.

Respiração

Em média um cavalo respira entre 8 a 12 vezes por minuto, sendo que depois do exercício pode chegar a inspirar e expirar 16 vezes. Para observar a respiração do cavalo, pode estar a tento ao movimento das narinas ou da barriga. Uma outra forma é auscultando a zona da traqueia. A duração das inspirações deve ser igual à das expirações. Em situações comuns, a respiração do cavalo deve ser imperceptível.

Observações regulares


A melhor forma de manter a saúde do cavalo “debaixo de olho” é aproveitar os cuidados diários que tem de ter na manutenção do animal para verificar se existe alguma alteração em relação ao estado normal.

Alimentação

A alimentação dos cavalos não deve apenas ser controlada por questões de peso. A falta de apetite é um sintoma de doença relevante e fácil de reconhecer. O cavalo deve pastar, quando é libertado no terreno verde. Na hora das refeições, o cavalo deve comer a quantidade normal de comida que lhe é dada e no mesmo intervalo de tempo.

Pêlo

O cavalo deve ter o pêlo brilhante e a pele com elasticidade. Ao escovar o cavalo, examine a qualidade do pêlo: certifique-se de que não há peladas, de que os fios crescem por igual e que o pêlo se mantém junto ao corpo.

O cavalo nunca deve estar suado, exceptuando quando acaba o exercício (nestas situações deve ser exercitado levemente; nunca ponha um cavalo suado na box). Transpiração e pêlo molhado sem razão aparente são motivo para uma visita do veterinário.

Fezes e urina

A altura de limpar o estábulo é uma boa oportunidade para analisar as fezes e urina dos cavalos. As fezes devem ser sólidas e húmidas. A quantidade varia com o indivíduo, mas qualquer desvio do normal é facilmente perceptível. A urina deve ter uma cor amarelada. Se apresentar uma tonalidade escura, deve chamar o veterinário. Verifique também a quantidade de água ingerida pelo cavalo. Água em excesso ou em menor quantidade do que a necessária são prejudiciais à saúde do animal.

Postura

O cavalo acusa a maioria dos seus problemas através da sua postura. Deslize regularmente as mãos pelo corpo do cavalo e verifique se os flancos não estão demasiado contraídos.

As ferraduras devem estar desgastadas uniformemente e o cavalo não deve mostrar relutância em apoiar os membros no chão.

Comportamentos

O cavalo não deve ter movimentos descontrolados, mas também não deve permanecer imóvel. Entre alguns comportamentos que indicam doença estão o balancear de um lado para o outro e tentar cabecear o estômago.

Sinais de doença


O mais importante sinal de doença é a alteração de padrões. Qualquer indicação que lhe pareça fora do comum deve ser dada a conhecer ao veterinário. Aqui ficam alguns dos sinais de doença mais comuns.

Olhos

Os olhos dos cavalos são vivos e sempre alerta. Se o animal tiver os olhos inchados, revirar os olhos ou se apresentar um olhar mortiço, a saúde do animal pode estar comprometida.

Secreções dos olhos ou nariz

Os cavalos costumam ter alguma secreção sobretudo do nariz, geralmente após esforço físico. Conhecendo a quantidade normalmente produzida por cada indivíduo, sempre que reparar em secreções em excesso ou secreções de cor amarela, chame o veterinário.

Agitação

Pulsação e respiração acelerada podem ser sinónimo de stress ou desconforto. Para além de afectar o estado mental dos animais, o stress enfraquece o sistema imonulógico, contribuindo para a baixa de defesas em relação a vírus, por exemplo.

Letargia

O cavalo não é um predador, mas sim presa, e está por isso naturalmente atento a tudo o que se passa em seu redor. Num cavalo, a apatia é um sinal de doença.

Caroços

Pequenos altos sob a pele podem indicar a existência de tumores e devem ser observados por um veterinário o mais rapidamente possível.

Coxear

Se desconfia de que o cavalo está com algum problema nas patas e não nota nada de diferente a passo, dê uma volta ao picadeiro a trote. Qualquer dor será posta à vista nesta altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário