quarta-feira, 13 de março de 2013

TARDIGRADA


Tardigrada1

Tardigrada – esse é o animal mais resistente do mundo! 

Também chamado de urso d´água, o tardigrada é um animal bastante curioso. Quase não precisa de água e chega a hibernar por décadas, para depois “ressuscitar” e viver normalmente.
Qual o seu tamanho?
Ele é um filo, pertencente à categoria dos animais invertebrados. Minúsculo, pode medir entre 0,1 mm e 1,5 mm. Sim, eles são realmente pequenos, não é?                

Mas não é apenas o seu tamanho que impressiona. O que faz do tardigrada um ser incrivelmente curioso é sua capacidade de sobreviver.

Ele pode, por exemplo, viver por décadas sem precisar de nenhuma quantidade de água, apenas hibernando.
Onde ele mora?
Os tardigradas costumam viver em ambientes úmidos, como no fundo do mar ou em picos de montanhas. Porém, se por acaso essa água acabar, ou secar, o animal também ficará seco, e entrará em hibernação por períodos que podem levar décadas. Daí, quando em contato com água novamente, ele retoma a vida. Impressionante, não é?
O que ele come?
Quanto à alimentação, os tardigradas costumam comer fluidos, bactérias e fungos. Também podem se alimentar de seres da mesma espécie.
Existem outros similares?
Sim, é bom citar que existem centenas de espécies de tardigradas, todas com similares características.
Por que estão sendo estudados?
Atualmente essas criaturas são estudadas por suas incríveis capacidades de regeneração – já pensou, se descobrirem como eles conseguem hibernar por tanto tempo e qual a razão de sua incrível capacidade de viver sem água, o avanço que poderá significar para nós, seres humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário