segunda-feira, 18 de março de 2013

OURIÇO DO MAR

Ouriço Negro
Ouriço Negro


Características
O ouriço-do-mar-negro tem corpo globoso e simetria radial, a qual lhe permite tomar contacto com todas as direções do espaço, compensando a pouca mobilidade desse animal. Tem espinhos móveis de tamanho variado, presos a uma carapaça calcária rígida, cujo diâmetro varia de 7 a 15 cm . Os espinhos apresentam-se na proporção de 1/5 a 3 vezes o tamanho da carapaça. Da carapaça saem também projeções tubulares, cujas extremidades apresentam ventosas (pés ambulacrários) ou pinças (pedicelárias). Os ouriços apresentam um aparelho raspador com estrutura interna complexa, denominada lanterna de Aristóteles, cujas extremidades estão expostas na face oral na forma de cinco dentes brancos. A coloração dos espinhos dos indivíduos varia do preto ao roxo. Ocorrência - Carolina do Norte às Bermudas, Caribe ao Leste da América Central, Brasil e Oeste da África.

Ouriço do Mar
Ouriço do Mar

Habitat

Animais bentônicos, ou seja, vivem associados ao substrato do seu ambiente. São encontrados em depressões nas rochas, formadas pela ação de seus espinhos e, principalmente, do aparelho raspador (lanterna-de-Aristóteles). Habitam a zona entremarés e infralitoral podendo ser encontrados até acerca de 600 m de profundidade. É típico da zona entremarés de praias rochosas, sobretudo na região de arrebentação.

Alimentação

Como a maioria dos ouriços-do-mar, alimenta-se raspando com os dentes algas e outros organismos fixos no substrato.

Reprodução

São dióicos, ou seja, cada indivíduo produz apenas um tipo de gameta (espermatozóide ou óvulo) mas poucos apresentam dimorfismo sexual. Os gametas são lançados no ambiente e se atraem quimicamente para ocorrer a fecundação e formação do zigoto. Este geralmente se desenvolve externamente, embora haja espécies que incubem seus ovos. O desenvolvimento é indireto, com formação de uma larva equinoplúteo, caracterizada por apresentar braços, os quais desaparecem com a metamorfose.

OURIÇO SATÉLITE (Eucidaris tribuloides)

Ouriço Satélite
Ouriço Satélite

Características

Não é parasita ou colonial. São animais grandes, marinhos. Nos adultos há simetria radial. O corpo é arredondado, coberto por espinhos móveis. A boca fica na superfície oral (posição "ventral" quando o animal está apoiado). Locomovem-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários.

Habitat

Vivem permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. Vivem em rochas, no lodo e no fundo do mar.

Alimentação

Alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.

Ameaças

Poluição e destruição do habitat

Filo: Echinodermata
Classe: Echinoidea
Ordem: Cidaroida
Família: Cidaridae
Nome em inglês: slate-pencil urchin

Ouriço do Mar
Ouriço do Mar ( Eucidaris tribuloides )

 
O Echinodermata (do grego, echinos = ouriço + derma = pele) é um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis. Incluem estrelas-do-mar e ofiúros (classe Stelleroidea), ouriços-do-mar e bolachas-da-praia (Echinoidea), crinóides (Crinoidea) e holotúrias (Holothuroidea). Nenhum é parasita ou colonial, todos são animais grandes, marinhos; vivem permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. Nos adultos há simetria radial.
O ouriço-do-mar tem corpo arredondado, coberto por espinhos móveis. A boca, grande, fica na superfície oral (posição "ventral" quando o animal está apoiado). Vive em rochas, no lodo e no fundo do mar. Locomove-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários. Alimenta-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário