terça-feira, 12 de março de 2013

O NARIZ MAIS BIZARRO DO MUNDO ANIMAL

De aparência estranha, a Toupeira-Nariz-de-Estrela (Condylura cristata) impressiona por ser exótica.

Para alguns ela se assemelha até as criaturas de Star Wars. Encontrada somente nos pântanos e áreas salgadas da parte oriental dos Estados Unidos e no Canadá, a forma com que “enxerga” o mundo é através de seu nariz, em formato de estrela com mais de 100 mil terminações nervosas e 1 cm de diâmetro.


O focinho ultrassensível é de extrema importância para este animal se alimentar, ele o utiliza para caçar e agarrar as presas, como insetos, vermes e pequenos peixes.
Uma pesquisa realizada por biólogos e neurocientistas da Universidade de Berkeley e da Universidade de Vanderbilt examinou a Toupeira-Nariz-de-Estrela em nível molecular para saber como são transmitidas as informações para o cérebro, e constataram que o animal é relativamente pobre em neurônios sensíveis à dor, mas extremamente rico em neurônios sensíveis ao toque.
 
O nariz é composto por 22 tentáculos cobertos por pequenas estruturas conhecidas como “órgãos Eimer” (receptores tácteis). No focinho do animal existem cerca de 30.000, enquanto em uma mão humana existem 17.000.
 
O neurocientista Vanderbilt Catania estudou o animal por mais de duas décadas, e afirma que a informação sensorial que recebe de sua estrela (nariz) mais se assemelha com a informação visual que recebemos de nossos olhos.
 
Catania filmou o comportamento desses animais, e descobriram que ao entrar em contato com um objeto de interesse, as toupeiras imediatamente começam a sondagem com seus menores tentáculos (os dois pendurados na parte inferior central da estrela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário