quinta-feira, 14 de março de 2013

SONS DOS CAVALOS

Sons dos cavalos



Como animais sociais, os cavalos necessitam de comunicar com o resto da manada. Embora a principal forma de comunicação seja não-verbal, a verdade é que cavalos vocalizam e cada som tem um significado diferente.

Relinchar


O som típico do cavalo é o relinchar, como pode ver neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=4WpzLbOhbaE

Esta é a vocalização mais forte que os cavalos fazem. Isto porque serve para os animais revelarem a sua localização e perguntarem a localização de outros. Se estiverem outros cavalos nas imediações, é provável que relinchem também. Por esta razão, os cavalos procuram projectar o relincho o mais possível. Estendem o pescoço, levantam a cabeça e abrem a boca. É comum ouvir os relinchos de um potro quando está separado da progenitora, é a forma do jovem cavalo procurar por ela. Os cavalos também relincham quando estão sozinhos, em resposta a outros cavalos ou quando estão em locais desconhecidos.

Sopro


O sopro é uma espécie de relinchar suave feito apenas com as narinas. Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=XUp9KVVLVME

É um som amigável, uma espécie de cumprimento do cavalo. Os cavalos podem dirigir o sopro tanto para outros cavalos como para os humanos. Quando o tratador entra no estábulo é frequente ouvir o “Bom dia” do cavalo através deste som. É mais frequente ver cavalos a soprar para outros cavalos da manada do que para cavalos desconhecidos.


Bufar


Bufar ou resfolegar pode ser definido como um barulho entre o relincho e o sopro. O som resulta da vibração das narinas e não da vibração na garganta. É a saída de ar expelido rapidamente que faz vibrar as narinas e produzir o som. Distingue-se facilmente do sopro, pois é o lançamento de um alerta e não tem o caracter calmo do anterior. Pode ver um exemplo em http://www.youtube.com/watch?v=Qb1o43aJIEc

Os cavalos bufam quando têm medo, quando querem alertar a manada para o perigo, mas também quando vêem algo novo. Pode ser entendido como curiosidade ou abordagem do cavalo a algo desconhecido.

Os cavalos também podem resfolegar para limpar as narinas e aumentar a oxigenação. Neste caso, o significado dado anteriormente não se aplica.


Guincho


Os guinchos são sons de desagrado São sons agudos e fortes que os cavalos produzem muitas vezes antes de morder ou dar coices. Pode ver o exemplo que um guincho aqui: http://www.youtube.com/watch?v=OhZEnFLHQMk

Ao guinchar, os cavalos estão a avisar os outros cavalos de que naquele momento não querem estar perto deles. Quando garanhões se encontram, muitas vezes guincham antes de lutar. Também as fêmeas guincham quando os machos tentam cortejá-las quando não estão interessadas.


Grunhir


Os cavalos também podem grunhir. É um som descontínuo que produzem muitas vezes devido à excitação. Quando reconhecem um algo ou alguém. Podem fazê-lo quando reconhecem um outro cavalo ou o cavaleiro ou quando encontram água ou até para a comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário