quarta-feira, 13 de março de 2013

CLAMIDIOSE FELINA


Gatos Clamidiose

Conheça a Clamidiose Felina

A Clamidiose Felina é uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite. É causada por uma bactéria chamada Clamidia psittaci. Além de infectar os gatos, também pode ser transmitida para pássaros e seres humanos, portanto, trata-se de uma zoonose.
Contágio

A doença pode ser transmitida de um gato infectado a outro por contato direto ou pelo contato com secreções infectadas. Gatas prenhes infectadas também podem transmitir a bactéria a seus filhotes recém-nascidos.

Sintomas
Os sinais clínicos incluem conjuntivites e rinites, além de conjuntivite neonatal, comum em animais nascidos de gatas contaminadas ou em gatis infectados. Os animais infectados podem piscar excessivamente, ter corrimento nasal e ocular, olhos vermelhos, espirros e tosse. O corrimento ocular pode ser aquoso ou purulento. Na maioria dos casos, os sintomas podem persistir por2 a3 semanas, entretanto, nos casos mais crônicos, os sintomas podem permanecer por vários meses.
Tratamento
O tratamento é feito através de pomadas oftálmicas que devem ser aplicadas algumas vezes ao dia, por um período de até duas semanas. É importante destacar que cerca de metade dos gatos tratados tendem a desenvolver a doença novamente, normalmente duas semanas após o tratamento. Leve o animal novamente ao veterinário para saber qual deve ser o procedimento nesse caso.
Prevenção
A melhor maneira de evitar a doença é através da vacinação dos animais. A desinfecção ambiental com hipoclorito de sódio ou com amônia quaternária em locais de grande concentração de animais também ajuda a evitar futuras infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário