quarta-feira, 13 de março de 2013

CURIOSIDADES CANINAS

SOBRE SAÚDE

  1. O cordão umbilical de um cãozinho recém-nascido cai por volta do 3º dia de vida.
    Curiosidades
  2. A cor da íris em todo recém-nascido é cinza azulada, mudando para a coloração adulta por volta do 2º mês.
    Cão Rosa
  3. A freqüência dos batimentos cardíacos em um recém-nascido é superior a 200 batimentos por minuto, enquanto que a freqüência respiratória gira em torno de 15 a 35 movimentos por minuto.
    coração
  4. A temperatura corpórea de um recém-nascido é de aproximadamente 35,5ºC, chegando na temperatura normal de um cão adulto no primeiro mês de vida (37,5~38ºC).
    termômetro
  5. Um cãozinho possui 28 dentes de leite e um cão adulto 42 dentes permanentes, sendo a erupção um pouco mais precoce em fêmeas, de raças de porte grande e nascidas no verão.
    Desenho da arcada dentária
  6. Quando um filhote ingere satisfatoriamente o colostro nas primeiras 24 horas de vida, seu nível de anticorpos circulantes no sangue é muito próximo ao da mãe.
    anticorpos
  7. Um cãozinho de 3 dias ingere aproximadamente 20% de seu peso corpóreo em leite materno por dia, enquanto que um filhote de 3 semanas ingere em torno de 40%.
    mamadeira
  8. O leite de cadela possui mais proteínas, gorduras e calorias que o leite de vaca. Em contrapartida, o leite de vaca possui mais carboidratos e é isso que provoca diarréia em cãezinhos alimentados com esse leite, e não a gordura como pensa a maioria.
    cadela amamentando
  9. Um cãozinho bebe diariamente aproximadamente 50ml de água por kilo de peso, sendo que a água corresponde por cerca de 80% do peso corpóreo em um recém-nascido, e aproximadamente 65% em um cão adulto.
    Água
  10. Um filhote pode perder quase toda sua gordura corpórea, metade de sua musculatura e ainda assim sobreviver, desde que esteja bem hidratado. Mas em casos de desidratação severa (acima de 10% de seu peso corpóreo) o risco de vida altíssimo, mesmo que o filhote esteja em seu peso normal.
gordura

SOBRE DESENVOLVIMENTO

  1. Cãezinhos sadios alimentados adequadamente pela mãe, dobram seu peso de nascimento por volta do 10º dia de vida.
    Cão obeso
  2. Os olhos e as orelhas de um cãozinho abrem-se aproximadamente na 2ª semana de vida.
    Cão ouvindo música
  3. As erupções dos dentes de leite iniciam-se na 3ª semana de vida e terminam por volta de 2 meses.
    Sorrindo
  4. O sistema imunológico de um cãozinho começa a produz anticorpos e células de defesa a partir da 4ª semana de vida.
    Sistema Imunológico
  5. Os testículos de um cãozinho migram para o saco escrotal até o 2º mês de vida.
    Cão Criptorquídico
  6. Filhotes de raças miniatura crescem aproximadamente até o 5º mês de vida, enquanto que nas raças gigantes eles podem crescer até um ano e meio.
    Filhote
  7. Um cãozinho recém-nascido rasteja relativamente bem, sustenta seu próprio corpo por volta da 3ª semana, anda com facilidade por volta da 4ª semana e consegue correr a partir da 5ª semana de idade.
    Cães correndo
  8. Os três primeiros meses são os mais importantes na vida de um cão, e quanto mais experiências ele acumular convivendo com seres humanos, outros animais e explorando o ambiente onde vive, mais desenvolvido será o seu cérebro.
    Cão nadando
  9. A audição, a visão e o olfato estão bem desenvolvidos por volta da 6ª semana de vida, sendo os sentidos mais utilizados durante a fase explorativa de um cãozinho.
    Focinho
  10. A audição de um cãozinho é em média quatro vezes mais sensível que a humana, além de captar sons com uma maior amplitude de freqüência.
    Perfil do cão
  11. A visão de um cãozinho é mais sensível e percebe movimentações bem melhor que nós. Em contrapartida, eles enxergam com menos nitidez, menos foco e com uma variação de cores limitada.
    Cão de óculos
  12. O olfato é o sentido mais apurado e desenvolvido de um cãozinho. Ele consegue identificar e diferenciar muitos odores que nós sequer sentimos. Possuem aproximadamente 40 vezes mais células odoríferas (que detectam o cheiro) que nós.
Focinho aproximado

SOBRE COMPORTAMENTO

  1. Os filhotes ficam bem juntinhos da mãe e/ou “embolados” entre si nas 3 primeiras semanas de vida para se manterem aquecidos e seguros.
    Ninhada
  2. Cãezinhos com até 3 semanas de idade necessitam da estimulação materna para defecar e urinar. A cadela lambe os genitais de cada um várias vezes ao dia, ingerindo tudo para esconder “provas” da existência de filhotes indefesos.
    ninhada 2
  3. É comum a cadela regurgitar toda a ração instintivamente, a fim de oferecer um novo tipo de alimento (semi-sólido) à sua ninhada durante a fase de desmame.
  4. Os cãezinhos brincam muito entre si e mais intensamente a partir da 5ª semana, desenvolvendo rapidamente suas habilidades físicas e mentais e aprendendo a trabalhar em equipe, sempre respeitando a mãe como líder da matilha.
    Cães brincando
  5. O filhote começa a explorar efetivamente o ambiente onde vive a partir da 6ª semana, quando se encontra relativamente bem desenvolvido (coordenação motora, equilíbrio, reflexos, sentidos apurados) e ao mesmo tempo confiante.
    cão na grama
  6. Quando um cãozinho “encara” outro ficando ambos imóveis, aquele que mantém o contato visual direto por mais tempo estabelece uma demonstração de dominância.
    Cães na Areia
  7. Um filhote ao montar em outro, não apresenta intenção sexual. É apenas uma demonstração de autoridade, assim como colocar uma pata no ombro, morder o focinho ou manter a cabeça na nuca de outro cão.
    Brinquedos
  8. Um cãozinho dominante prefere guardar e esconder seus brinquedos após as brincadeiras, enquanto um filhote submisso deixa-os largados no ambiente.
    Cavando
  9. Um cãozinho que lambe o rosto de outro cão, de um gato, ou mesmo de uma pessoa, demonstra claramente submissão.
    Cão lambendo um gato
  10. Quando um filhote defeca, ele elimina junto com as fezes uma secreção das glândulas anais, que serve para identificá-lo e marcar seu território. A urina, a saliva, a cera do ouvido e suor de seus coxins (almofadinhas) também auxiliam nessa marcação.
    Pesagem do cão
  11. Um cãozinho demonstra prazer e alegria quando deita e rola no chão, esfregando delicadamente seu rosto e suas costas.
    Cão deitado
  12. Filhotes adoram morder e destruir nossos pertences (chinelos, sapatos, meias, roupas), pois preferem se divertir com objetos e materiais com cheiros familiares.
    Cão mordendo o saltoCão mordendo sapatos
  13. Todo cãozinho adora brincar e perseguir tudo que se move (brinquedos, bicicletas, animais, etc.) pelo instinto de caça que possui em maior ou menor grau.
    Cão perseguindo um coelho
  14. É muito freqüente filhotes morderem e destruírem objetos da casa quando ficam muito tempo sozinhos. Isso ocorre por solidão, tristeza, ansiedade, e não por vingança.
    bagunçando
  15. Cãezinhos estragam jardins, canteiros e vasos em busca de alimentos, para preparar uma cama macia e descansar ou simplesmente por pura diversão
    Cão no jardimCães descansando

Nenhum comentário:

Postar um comentário