terça-feira, 12 de março de 2013

UBIRAJARA LOPES - O EMPALHADOR


O ex-bombeiro Ubirajara Lopes, 60 anos, tem o dom de assegurar vida eterna aos animais. Ou quase isso.

– Meu trabalho dura cinco séculos, o equivalente à infância e à adolescência de um vampiro.

Ele já empalhou mais de 18 mil bichos em seu laboratório nos fundos de sua casa amarela em Carazinho, cidade de 58,2 mil moradores, distante 285 quilômetros da Capital. A maior parte das encomendas são cachorros a pedido de seus donos, inconformados com a perda recente e que buscam manter uma imagem carinhosa do parceiro de estimação.
 
– Homens surgem chorando em minha porta, ainda sem entender a tragédia. Faço terapia, velório, chá, um pouco de tudo para acalmá-los e depois explico como é feita a homenagem.

Para estar apto ao trabalho de conservação, o bichinho deve ter morrido dentro do prazo de 72 horas. Os casos que mais aparecem para o empalhador são atropelamentos e envenenamento, fins súbitos, que privaram a família do direito a uma despedida.

– Deixo o cão em uma posição bonita, é o dono que escolhe sua cena predileta, como pretende enxergar o animal para sempre: sentado ou deitado ou de pé.

Atuando com taxidermia desde 1980, Ubirajara atende 15 pedidos por mês. Colabora também com Ibama e Museu Regional Olívio Otto de Ciências Naturais. Cada animal tem seu valor (cavalo custa R$ 4 mil; cachorro, R$ 2 mil; peixe grande, R$ 1 mil; coelho e gato, R$ 200; hamster e passarinho, R$ 50).

Nenhum obstáculo complica sua arte funerária, nem o motivo da morte, muito menos o porte da vítima e a raça. Depende de 60 minutos cronometrados para completar o serviço (tira o couro, preserva crânio e os ossos das patas e reveste o pelo com uma armação de ferro).

– Não acho estranho. Sou um fabricante de recordações.

Interessou-se pelo ofício na infância, ao acompanhar o pai em pescarias e caçadas e ficar intrigado com cabeças de dourados e de cervos nas paredes das residências de seus colegas.

– Peças tão reais, verdadeiras, vibrantes, aquilo fisgou minha curiosidade.

Autodidata, com a escolaridade até 6ª série, tornou-se craque em anatomia ao devorar enciclopédias de bibliotecas públicas. Levou adiante seu passatempo e estudou técnicas de embalsamento do Antigo Egito e dos rituais milenares à base de pó de canela, sal e pedra úmida.

Ubirajara é um Francisco de Assis da resina. Tem compaixão por bicho morto na estrada. Recolhe o corpo, desamassa, cuida da aparência e reza pela sua alma. O porta-malas do Ka é um Instituto Médico-Legal improvisado.

– O último olhar é o olhar do perdão, tem um brilho diferente, mantenho aceso para o resto dos dias – diz.

Apaixonado por cães, ele não descarta empalhar Cuca, seu fox paulistinha, quando falecer.

– As lágrimas serão meu formol.

As brincadeiras de mau gosto dos vizinhos representam a única parte chata da história. Ao vê-lo passar pela rua, um deles grita:

– Quanto cobra para empalhar minha sogra?


ALÉM DA VIDA




A sala iluminada apenas pela luz da TV. Como todas as noites, Natalino Cordeiro dos Santos, 52 anos (acima), está acompanhado de seu melhor amigo, o poodle malhado Caco, para assistir à novela. Pela força do hábito, coloca a mão atrás da orelha do cãozinho, é o lugar das cócegas. Mas Caco não se mexe, não late, não geme; morreu em 2008.

– Após ser atropelado, Caco veio cambaleando me abraçar.

Natalino recorreu a Ubirajara para eternizá-lo. Projetista de Passo Fundo, pai de três filhos, carrega o animal empalhado pela residência, reprisando o clima de lealdade.

– Prometi nunca abandoná-lo. Ele comia comigo, passeava na janela do carro, andava em duas patas na hora do mimo e lambia meu rosto ao me descobrir abatido.

12 comentários:

  1. Poderiam fornecer o contato desse senhor. O cachorrinho de minha filha está muito doente, e eu gostaria de falar com o Sr Ubirajara

    ResponderExcluir
  2. Por favor me dê o contato deste santo homem, vou precisar urgentemente de seus serviços. Com dor no coração, precisarei dele até o mês de maio.

    ResponderExcluir
  3. Por favor alguém sabe o fone desse senhor ou watts, email. Ou algo do gênero?
    Preciso dos seus serviço, meu watts 51-81765593 ou face: quim ramone

    ResponderExcluir
  4. Por favor alguém sabe o fone desse senhor ou watts, email. Ou algo do gênero?
    Preciso dos seus serviço, meu watts 51-81765593 ou face: quim ramone

    ResponderExcluir
  5. Oi. Também estou tentando localizar o contato. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  6. Por favor preciso do contato dele meu cachorrinho niki se foi e quero muito eterniza lo

    ResponderExcluir
  7. Por favor preciso do contato dele meu cachorrinho niki se foi e quero muito eterniza lo

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oii! Alguém conseguiu o contato deste senhor?? Minha cachorrinha morreu r quero muito tê-la sempre comigo!!

    ResponderExcluir
  10. Estou tentando faz tempo o Contato mas pelo visto Ninguem tem ou Vai ver esse Cara nem exite ...parece uma Reportagem fake !!!! (11) 98137-8208

    ResponderExcluir
  11. Gente sou da cidade vizinha dele sei a dor de vcs então resolvi ajudar vcs Porq é muito triste amar um animal e e partir e vc nunca mais vê-lo! Chamam ele de Bira Ramires é de Carazinho RS o número dele é (54) 3329-3226 bjos a todos

    ResponderExcluir
  12. O número acima está correto.... 54 3329-3226. Ubirajara
    Senhor muito atencioso, faz um belo trabalho!

    ResponderExcluir