quarta-feira, 13 de março de 2013

PARVOVIROSE


Parvovirose

Parvovirose – essa doença gosta de filhotinhos!

Seu filhotinho de repente ficou prostrado? Tem diarreia? Parou de comer? Ele pode estar com parvovirose!
A parvovirose é uma doença que costuma ocorrer em filhotes, e devido aos vômitos e diarréia que ocasiona pode levá-lo a um quadro de desidratação. Ela faz parte do grupo das doenças infectocontagiosas.
Embora seja mais comum em fi­lhotes, a doença pode também aparecer em cachorros adultos, por isso não é bom descuidar nem mesmo com animais mais velhos.
Contágio
Essa doença é transmitida por vírus, por via oral e inala­tória ou por meio do contato com as fezes de algum animal contaminado. O tempo de incubação é de 3 a 4 dias.
Sintomas
  • O animal fica prostrado
  • Não se alimenta
  • Tem vômitos
  • Diarréia constante
  • Desidratação
Tratamento
Tão logo se perceba os sintomas, deve-se le­var o cão ao veterinário, que receitará antibióticos, anties­pasmódicos e soros.

Importante: se não for conduzido ao veterinário rapidamente, o animal pode morrer!

Prevenção
Vacina aplicada aos 2 meses, outra dose aos 3, e depois 1 dose anual.
Infelizmente uma quantidade muito grande de filhotes acaba morrendo em função da não vacinação. De tão excitados que estão com a chegada do filhotinho, muitos donos se esquecem de alguns procedimentos básicos, como vaciná-lo imediatamente. Deixam para depois, e esse depois acaba se revelando tardio demais, uma vez que o pet pode ficar doente e morrer antes da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário