quinta-feira, 14 de março de 2013

DOENÇAS COELHO

Doenças dos Coelhos

Doença Hemorrágica Viral


A Doença Hemorrágica Viral (DHV) é uma doença infecto-contagiosa que afecta Coelhos, causada por um calicivírus.

A DVH é altamente contagiosa, transmite-se quer por contacto directo, quer indirecto (através de objectos contaminados, roedores e insectos). Os objectos contaminados se não forem lavados e desinfectados podem ser uma fonte de contágio mesmo após a eliminação dos animais doentes.

Os animais afectados morrem muitas vezes sem apresentar quaisquer sinais clínicos, outras vezes apresentam sintomas neurológicos (incoordenação, excitação) e por vezes hemorragias pelo nariz ou outros orifícios naturais. Os sintomas manifestam-se cerca de 48 horas após a infecção.

A prevenção da doença faz-se através da vacinação e controlo de insectos e objectos contaminados.

Mixomatose


A Mixomatose é uma doença infecto-contagiosa que afecta os Coelhos (leporídeos) e causada por um poxvírus denominado fibroma de Shope.

O vírus transmite-se por contacto directo, mas principalmente através de vectores (como por exemplo, mosquitos ou pulgas). Os insectos que se alimentam de sangue, podem manter o vírus activo durante meses e disseminar facilmente a doença.
Após a picada pelo insecto contaminado, os sintomas podem aparecer entre cinco dias a uma semana. Os sinais típicos são edemas generalizados, principalmente em redor da cabeça (olhos e orelhas), disseminando-se rapidamente por todo o corpo.

A doença é na maioria das vezes fatal. A morte pode ocorrer entre 48 horas a duas semanas após o aparecimento dos sinais clínicos.

A prevenção da doença faz-se através da vacinação e controlo de insectos

Nenhum comentário:

Postar um comentário