terça-feira, 19 de março de 2013

SELEÇÃO ARTIFICIAL


Quando se fala em animais criados pela seleção artificial a principal especie a ser mencionada são os cachorros, por incrível que pareça quase todas as especies de cachorros que conhecemos hoje são resultado da seleção artificial

Lysenki, o biólogo parceiro de Staliz realizou um processo de seleção artificial usando a docilidade em foco para trazer modificações em raposas. Após selecionar raposas mais dóceis ele começou a fazer a reprodução com base na docilidade dos animais e após 6 gerações as raposas haviam mudado tanto que os pesquisadores nomearam uma nova categoria de animais domesticados.

Após 10 gerações cerca de 18% dos animais faziam parte desta nova categoria, após 20 gerações cerca de 24% das raposas já faziam parte.

Depois de 35 gerações 78% dos animais já estavam nesta nova categoria onde os animais se comportavam como cães, anatomicamente bastante semelhantes, com uma pelagem malhada em branco e preto. As orelhas caíra, semelhantes as de um cão Cocker, a ponta da calda fazia uma curva para cima e o cio da fêmea ocorria a cada seis meses, Até a vocalização lembrava a dos cães.

Os traços caninos dessas raposas obviamente não estavam no objetivo dos pesquisadores, mas acompanharam o processo de seleção artificial que modificou totalmente o comportamento, a anatomia e a fisiologia do animal para uma categoria nova. No momento em que os pesquisadores começaram a cruzar animais dóceis para promover a docilidade nesta variação os genes que eram responsáveis por tal característica mudam seus múltiplos efeitos sob a constituição fisiológica e anatômica dos animais de tal forma a permitir a criação de uma nova categoria de animal.


Esse processo provou que muitos dos cachorros conhecidos hoje são resultados de seleção artificial feita com raposas e lobos, baseada em características como a docilidade e a inteligencia.
Vários outros animais surgiram com esse mesmo processo, e com objetivo de deixar-los mais dóceis para a domesticação.
Veja outros exemplos:

Porco Doméstico
O porco doméstico teve a sua origem através da domesticação do javali selvagem a cerca de 9.000 anos atrás.

Gatos
Sabe-se que os gatos surgiram através da seleção artificial de muitos anos atrás, mas ainda não se sabe ao certo sua origem. Acredita-se que os gatos surgiram através da domesticação de jaguatiricas e linces.


Nenhum comentário:

Postar um comentário