terça-feira, 12 de março de 2013

COMO CORTAR AS UNHAS DO CACHORRO

Estude

As unhas dos cachorros são diferentes das nossas (que dúvida). Nelas passa uma pequena terminação nervosa e um pequeno vaso sanguíneo Se você cortá-lo irá causar dor e sangramento. Elas de fácil identificação nas unhas claras porém é difícil identifica-las em unhas pretas. Nesse caso (unhas pretas) cortá-las em pedaços menores pode ajudar a diminuir o risco de ter o vaso sanguinio cortado. Use sempre os instrumentos corretos. Em pet shops existem uma grande variedade de cortadores de unhas para cães
 

Nível da unha idealPense antes

Antes de começar , determine o quanto precisa ser aparado. A regra básica é que a unha, deve estar no nível da almofada da pata (veja a imagem ao lado). O que estiver abaixo do nível deve ser cortado.


ProcedimentoÂngulo de corte

Eu gosto de fazer isso sempre com alguém do lado para segurá-lo. Mesmo sendo calmo não podemos esquecer que esse momento causa estresse ao animal, então ele pode querer se debater e fugir. Se você se sente confortável fazendo isso em cima de uma mesa esta tudo certo. Todavia, para conforto do cão, algumas pessoas preferem fazer no chão. Isso depende de você. Com o cortador, corte a unha em um angulo de 45 graus olhando sempre para não cortar o vaso. Nas unhas escuras corte mais vezes em pequenas quantidades. Ao final as unhas, quando o cachorro estiver em pé, não devem tocar o chão.

Embora você tome todos os cuidados para não machucá-lo, acidentes acontecem e você precisa ter medicamentos para estancar o sangramento. Cicatrizantes são os mais usados e podem ser adquiridos em pet shops. Caso você não tenha isso em casa, procure por amido de milho ou farinha para ajudar. Se persistir o sangramento faça um curativo sob pressão por 15 minutos. Caso nada disso der certo procure um veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário